Umidade no solo provoca evolução irregular na safra 2009/10

No caso do arroz, os produtores tratam de ultimar os preparativos para a safra que se aproximaDe acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, as temperaturas, não muito elevadas, têm contribuído para um desenvolvimento inicial muitas vezes lento e não muito vigoroso das lavouras recém implantadas.

As chuvas, menos intensas, que atingiram o território gaúcho de forma irregular, mantiveram o solo bastante úmido, impedindo um manejo adequado das pastagens e atrasando os trabalhos de plantio e o desenvolvimento das culturas de verão.

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, as temperaturas, não muito elevadas, têm contribuído para um desenvolvimento inicial muitas vezes lento e não muito vigoroso das lavouras recém implantadas.

– As lavouras de arroz, de feijão e de milho estão sendo semeadas de forma muito lenta, mantendo a média de plantio atrasada em relação à média da safra passada – destaca a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, ao anunciar uma melhor expectativa para o mês de outubro, quando o plantio da safra de verão deverá ser intensificado.

No caso do arroz, os produtores tratam de ultimar os preparativos para a safra que se aproxima. Pequenas áreas, localizadas em zonas mais quentes da Fronteira Oeste, começam a ser semeadas, devendo se intensificar a partir de outubro. O total até o momento não ultrapassa 1% do previsto para este ano. Enquanto esperam pela melhora das condições meteorológicas, os orizicultores negociam o restante da safra passada e os valores negociados são apenas o suficiente para saldar compromissos imediatos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter