União pela sustentabilidade

 União pela sustentabilidade

Sistemas Clearfield e Provisia revolucionaram a forma como o arroz é cultivado

Tecnologias elevam a produtividade e conceito sustentável na rizicultura

A agricultura moderna enfrenta constantes desafios para suprir a demanda global de alimentos de forma eficiente, rentável e sustentável. Nesse cenário, o arroz ganha um importante destaque, pois é um dos cereais mais consumidos no mundo e o mais consumido no Brasil: a população brasileira consome cerca de 10 milhões de toneladas de arroz por ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Basf, por sua vez, possui um papel fundamental nesse contexto, oferecendo soluções inovadoras, como os sistemas Clearfield® e Provisia®, visando um manejo de plantas daninhas e o aumento da produtividade nas lavouras, sem perder de vista a sustentabilidade do cultivo.

Os sistemas Clearfield® e Provisia® vêm revolucionando a forma como o arroz é cultivado. No início dos anos 2000, a cultura do arroz enfrentou uma importante crise devido à dificuldade no controle de plantas daninhas, especialmente o arroz daninho, invasor que pode prejudicar drasticamente a produtividade.

No entanto, com o lançamento do Sistema Clearfiled®, o cenário mudou completamente, sendo possível controlar a emergência de invasores como o arroz vermelho e capim-arroz, que eram grandes desafios para os agricultores na época. Essa ferramenta forneceu maior segurança e eficiência no manejo, garantindo o aumento da produtividade.

Agora, chega o Sistema Provisia®, que combinou a tecnologia de manejo de plantas daninhas resistentes com a inovação em genética de sementes, permitindo avanços na produtividade e qualidade dos grãos. Através do controle eficiente de plantas daninhas, os agricultores estão alcançando resultados expressivos em suas lavouras.

Fique de olho
O Sistema Provisia® não substitui o Sistema Clearfield®, pelo contrário, chega para somar forças no manejo de plantas daninhas e conferir maior longevidade para o cultivo de arroz no limpo. Tudo isto somando ainda a rotação de culturas, como a soja, por exemplo, configura o entendimento do Sistema Produtivo Basf.

Genética das sementes também impacta a produtividade

Esquema de rotação de sistemas e culturas dá suporte à evolução do manejo do arroz

O sucesso na produção de arroz começa na escolha das melhores sementes, que devem ter tecnologia de qualidade embarcada para alcançar um bom estabelecimento inicial da lavoura.

A marca Lidero®, da Basf, é indicada para os sistemas Clearfield® e Provisia®, com sementes de arroz híbrido que contêm genética avançada. Essas sementes oferecem alto teto produtivo e qualidade industrial de grãos, contribuindo para a longevidade das lavouras e para o legado dos rizicultores.

Um dos cases de sucesso envolve os resultados do Desafio de Produtividade TOP Lidero, promovido pela Basf.
Os resultados das safras 2021/22 e 2022/23 com os híbridos Lidero® superaram em mais de 90% a média nacional de produtividade em arroz irrigado.

Além disso, a produção chegou próximo de 350 sacas de arroz por hectare em áreas com melhor desempenho no concurso.
As tecnologias de produção de arroz Clearfield® e Provisia® da Basf representam avanços consideráveis na agricultura moderna, permitindo o controle eficiente de plantas daninhas e aumentando a produtividade nas lavouras.

A combinação dessas tecnologias com as sementes Lidero® oferece aos agricultores uma abordagem completa e eficaz para o cultivo de arroz, desenvolvido em safras mais produtivas e inteligentes.

Lidero: tecnologia da Basf embarcada
na semente dos híbridos

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter