Unitins firma termo de cooperação com a Embrapa
Parceria vai desenvolver estratégias para maior e melhor produção de arroz e feijão no Tocantins.
Uma parceria que vai desenvolver estratégias para maior e melhor produção de arroz e feijão no Tocantins. A parceria foi firmada hoje pela Unitins e a Embrapa um termo de cooperação técnica para desenvolvimento da agricultura, a melhoria da renda e o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis, em prol das cadeias produtivas do arroz e do feijão no Tocantins.
O termo foi assinado pelo reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo, e o chefe da Embrapa no Tocantins, Carlos Magno. Inicialmente, os esforços das duas instituições estarão concentrados nos seguintes pontos: melhoramento genético, ou seja, desenvolvimento de novas variedades; estudo das doenças que afetam a cultura do arroz; manejo de nitrogênio na cultura do arroz; e pragas na cultura do arroz.
O reitor da Unitins ressaltou a parceria e colocou a estrutura da universidade à disposição da Embrapa, para que as duas instituições produzam mais conhecimento. “E fazer chegar ao produtor, que é quem precisa, esse conhecimento”, disse o reitor.
O chefe da Embrapa no Tocantins agradeceu pelo apoio do governo e ressaltou a importância de ter a Unitins como parceira, já que a Embrapa não tem no Estado um centro de pesquisa. “A Unitins é uma verdadeira parceira. E agora vamos trabalhar com dois produtos essenciais para o Tocantins, o arroz e o feijão”, disse.