Ureia tem forte alta em 24 horas
(Por Jeferson Souza, Agrinvest) Nas últimas horas, o mercado global de fertilizantes nitrogenados sentiu uma reviravolta nos preços. Do final de semana para cá, as cotações da ureia subiram mais de 20%. Dois fenômenos fundamentaram essa grande mudança: primeiro, um aviso de última hora da China, informando que iria restringir as exportações; segundo, uma notícia da Índia sobre um novo tender de compra de ureia.
Para mim, esse fato da China foi inesperado, mostrando que realmente o mercado de nitrogenados é “uma montanha-russa de emoções”.
Agora, quando vi esses aumentos nos preços, a primeira coisa que me questionei foi: como será a reação do mercado doméstico diante dessa alta? O sentimento que já tínhamos era de marasmo, e agora, com uma nova alta, questiono-me sobre como as compras irão acontecer, especialmente para o milho safrinha de 2024 (2ª safra).
Analisando uma projeção da relação de troca e traduzindo esses incrementos do mercado global, chegamos a um índice superior a 75 sacas por tonelada no Mato Grosso. Ou seja, a conta ficou ainda mais distante dos valores médios.
Certamente, com essas mudanças rápidas, teremos uma 2ª safra com muitos desafios para toda a cadeia de insumos.
1 Comentário
Lamentável isso pq vai prejudicar fortemente produção de arroz, como se não bastasse ele nino q já prejudica lavouras baixas q ficam inundadas e ninguém tem dinheiro pra se arriscar em plantar áreas de risco.