Uruguai começará a exportar arroz para o Equador
(Por Diário Ámbito) O Uruguai poderá começar a exportar arroz para o Equador e está negociando o estabelecimento de uma tarifa zero no marco de uma abertura de mercado confirmada pelo ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, Fernando Mattos. No caso do país andino, o Uruguai obteve a autorização fitossanitária e já há esforços para avançar na possibilidade de acordo bilateral.
Sobre as vendas para o Equador, ele admitiu que “não é um mercado tradicional”, mas avaliou que “há possibilidades muito boas de que este ano possamos aproveitar esta janela para melhorar nossa equação de exportação”. Por isso, antecipou as negociações para a tarifa zero, que hoje está, pelas regras da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), em 34%.
Os requisitos para vender ao país andino incluem um certificado de que foi feito um tratamento sanitário antes da remessa, que o embarque está livre de contaminantes e outro material estranho e que ele é feito com embalagem nova e de primeiro uso, segundo especifica o MGAP.