Uruguai desiste de ação na OMC contra arroz dos EUA

Dirigentes uruguaios preferiram negociar uma solução diretamente com o governo norte-americano.

O Uruguai decidiu não abrir uma ação contra os subsídios para o arroz dos Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC), disse ontem (04-08) o porta-voz da embaixada dos EUA no Uruguai, Rubek Orlando. A decisão ocorreu depois que altos funcionários uruguaios encontraram-se com Walter Bastian, vice-secretário assistente de Comércio para o Hemisfério Ocidental. “Os dois lados decidiram que preferem negociar uma solução entre os governos”, disse Orlando.

Na semana passada lideranças do setor e público confirmaram que o Uruguai iria mover uma ação na OMC. Os EUA são o terceiro maior exportador de arroz, mas os críticos dizem que os produtores americanos contam com uma vantagem desleal porque recebem perto de US$ 1,5 bilhão em subsídios oficiais. Entre março de 2004 e fevereiro de 2005, o Uruguai exportou 855.812 toneladas de arroz para 26 países, sendo 56% para o Brasil.

Segundo a Associação de Produtores de Arroz do Uruguai, os subsídios tornam o arroz norte-americano artificialmente baixo, impedindo que o Uruguai conquiste novos clientes e novos mercados. As exportações respondem por cerca de 95% da produção de arroz

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter