Usina de beneficiamento de arroz usa briquetes no Tocantins
Produto possui um maior poder calorífico e tem o uso liberado pelo Ibama.
A superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Tocantins está substituindo o uso de madeira de lenha por briquete em sua usina de beneficiamento de arroz, localizada em Formoso do Araguaia. O produto, obtido a partir da compactação de arroz, algodão, café e coco, tem seu uso liberado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além do briquete possuir um poder calorífico maior do que o da lenha comum, ele é totalmente reciclado e ecologicamente correto, uma vez que contribui para a diminuição do desmatamento. Uma tonelada de briquete substitui até 7 m³ de lenha comum. Para o superintendente da Conab em Tocantins, Vilmondes Macedo, o uso do produto representa um grande ganho para a Conab e para o meio ambiente.
O excedente do briquete utilizado na unidade de Formoso do Araguaia é vendido para empresas locais que também trabalham com o material. O briquete pode ser utilizado também como combustível em cerâmicas, fornos de padaria, lareiras entre outros.