Uso de calcário será tema de ciclo de palestras

Lançamento ocorreu nesta sexta-feira durante a 28ª Expointer .

A Secretaria da Agricultura (SAA) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou ontem, na Expointer, o 1º Ciclo de palestras sobre Fertilizantes, Corretivos e Inoculantes. ‘Esta associação é um processo orientador e educativo. Os encontros pretendem buscar respostas para as distorções que possam, eventualmente, surgir na aplicação da instrução normativa federal’, justificou o secretário da Agricultura, Odacir Klein.
Segundo o presidente da Abracal e do Sindicalc, Oscar Raabe, a parceria pretende aumentar a produtividade e também obter melhorias no agronegócio. ‘São necessários aproximadamente sete milhões de toneladas por ano de calcário para a correção ideal do solo gaúcho. Cerca de 85% dos solo do Estado é ácido e necessita balanceamento’ avaliou o presidente da Abracal e do Sindicalc. Conforme dados fornecidos pela Rede Oficial de Laboratórios de Solos, apresentados no evento desta sexta-feira por Raabe, para cada R$ 1,00 aplicado em calcário, há um retorno de cerca R$ 3,7 em produção.

O objetivo, de acordo com o coordenador das câmaras setoriais da SAA, Jorge Melo, é levar ao público uma ‘radiografia’ do uso de fertilizantes através de seis seminários regionais, que começarão no dia 8 de setembro, em Pelotas, seguindo para Alegrete no dia 15. Depois, os eventos seguirão para os municípios de Cruz Alta, Santa Rosa, Santa Maria e Bento Gonçalves divulgando a nova legislação de insumos (Instrução Normativa 10), em vigor pelo Decreto-Lei 4.954, do governo federal.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter