VI Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado tem caráter internacional
O evento tem caráter internacional com a participação de palestrantes de instituições de outros países que trazem informações técnicas e científicas e estudos de casos relevantes para a cadeia produtiva do arroz.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) organiza o maior evento científico do Brasil e da América Latina: o VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado que tem como objetivo promover a integração de todos os setores envolvidos com a tecnologia de produção, beneficiamento, comercialização e consumo de arroz. O evento tem caráter internacional com a participação de palestrantes de instituições de outros países que trazem informações técnicas e científicas e estudos de casos relevantes para a cadeia produtiva do arroz.
Com o tema Estresses na cultura do arroz Irrigado, o primeiro painel realizado nesta quarta-feira (12), do VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, teve as palestras Caracterização e definição dos estresses bióticos e abióticos na cultura de arroz, ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Carla Delatorre, Tolerância do arroz aos recentes avanços do frio e da seca, apresentada pelo especialista australiano da CSIRO, Rudy Dolferus.
E, sobre Fronteiras de seca no arroz: recentes progressos na fenotipia e melhoramento do grão desenvolvido pelo Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), nas Filipinas, foi apresentada pelo cientista Rachid Serraj, do IRRI, Filipinas.
Para o congressista de Maputo, Moçambique, África, Inácio Pereira, o evento é fundamental para conhecer novas tecnologias de ponta para altas produtividades. Faço parte do Projeto Massinger que integra um perímetro de irrigação que tem capacidade para irrigar cerca de dois mil hectares, destacou.