Vietnã busca reduzir a dependência dos mercados asiáticos de arroz

 Vietnã busca reduzir a dependência dos mercados asiáticos de arroz

Uma mulher vende arroz em uma loja na rua em Hanói na quinta-feira

O Vietnã é o terceiro maior exportador de arroz do mundo depois da Índia e da Tailândia.

O Vietnã está buscando reduzir sua dependência dos mercados asiáticos de arroz, ao mesmo tempo em que impulsiona a produção de grãos de alta qualidade para se posicionar melhor no mercado global, disse o governo nesta quinta-feira.

O país pretende reduzir seus embarques de arroz para os mercados asiáticos para 50% de suas exportações totais até 2030, dos atuais 60%, disse o governo em um comunicado.

O Vietnã é o terceiro maior exportador de arroz do mundo depois da Índia e da Tailândia, com importantes compradores, incluindo a China, as Filipinas e a Indonésia.

O governo disse que buscará impulsionar as exportações para a África para 25% de suas exportações e para 10% para os mercados das Américas.

"A produção de arroz [do Vietnã] na próxima vez se concentrará no arroz limpo e orgânico e na diversificação de seus produtos de arroz processado", disse Tran Thanh Hai, vice-chefe do departamento de comércio do Ministério da Indústria e Comércio.

O valor das exportações de arroz do Vietnã em 2018 pode subir para entre US $ 3,2 bilhões e US $ 3,3 bilhões, um aumento de 26,9% ante US $ 2,6 bilhões no ano passado, disse o Ministério do Comércio nesta quinta-feira em uma declaração separada em sua página oficial no Facebook.

O país está tentando aumentar a qualidade e a variedade do arroz que exporta, assim como a marca do grão para aumentar o valor das exportações, disse o ministério.

O Vietnã planeja reduzir a quantidade de arroz de baixa qualidade e aumentar as exportações de arroz especial, perfumado e japonês, disse o Ministério do Comércio, sem dar uma estimativa do volume de exportação de arroz de 2018.

Para conseguir isso, o ministério planeja abrir o mercado de arroz, melhorar as negociações, promover o comércio de arroz e construir a marca de arroz vietnamita, segundo o comunicado.

O país exportou 4,89 milhões de toneladas de arroz nos primeiros nove meses de 2018, um aumento de 6,7% em relação ao ano anterior, enquanto a receita de exportação de arroz subiu 21,3% ao ano, para US $ 2,46 bilhões, segundo dados oficiais.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter