Vietnã estima exportação acima de 8 Mt em 2025, e US$ 4,1 bilhões
(Por Planeta Arroz) Segundo as estatísticas mais recentes do Departamento de Alfândega, em 2025, o Vietnã exportou mais de 8,06 milhões de toneladas de arroz, arrecadando mais de 4,1 bilhões de dólares, o que reforça sua posição como um dos três principais países exportadores de arroz do mundo. No entanto, em comparação com o mesmo período de 2024, o volume de exportação de arroz diminuiu 10,8%, enquanto o valor caiu acentuadamente 27,6%, refletindo claramente o impacto da tendência de queda nos preços mundiais do arroz ao longo do último ano.
No mercado internacional, o preço do arroz vietnamita com 5% de grãos quebrados na última semana foi negociado entre 360 e 365 dólares americanos por tonelada. Segundo empresas exportadoras da Cidade de Ho Chi Minh , o comércio de arroz apresenta sinais de desaceleração devido à queda na demanda de importação dos principais mercados. Muitas previsões indicam que a demanda pode continuar a diminuir no próximo período, visto que as Filipinas e a Indonésia consideram restringir as compras, enquanto a oferta de arroz da Índia deve aumentar acentuadamente, pressionando ainda mais os preços de exportação do arroz vietnamita.
No mercado interno, os preços do arroz na região do Delta do Mekong permaneceram relativamente estáveis na semana passada, em consonância com o contexto de baixo consumo e demanda de exportação. Em Dong Thap, algumas variedades de arroz registraram pequenos aumentos.
Em relação à produção, segundo o Ministério da Agricultura e do Meio Ambiente, até 31 de dezembro de 2025/2026, a região do Delta do Mekong havia plantado aproximadamente 921.000 hectares, o equivalente a 73,8% dos 1,266 milhão de hectares planejados. Algumas áreas plantadas antecipadamente já começaram a ser colhidas, garantindo um certo abastecimento para o mercado interno e atendendo às necessidades de exportação em um futuro próximo. O Vietnã realiza três safras por ano.
Em meio à flutuação dos preços globais do arroz e à desaceleração da demanda por importações, a indústria arrozeira do Vietnã deverá continuar enfrentando diversos desafios no próximo ano. No entanto, com produção estável, qualidade do arroz cada vez melhor e a crescente popularidade de variedades premium como ST25 e Jasmine, espera-se que as exportações de arroz vietnamita mantenham sua importância na balança comercial agrícola nacional.


