Vietnã exporta mais arroz
O Vietnã, um dos principais fornecedores de arroz para o Brasil, elevou sua meta de exportações do cereal para 3,9 milhões de toneladas em 2003, 11,4% maior que a meta anterior e 20% superior ao desempenho do ano passado, informa o representante do Ministério do Comércio do país. “As vendas deverão estar mais aquecidas e a preços mais altos em relação aos praticados no começo do ano”, afirma. Nos primeiros seis meses deste ano, as exportações de arroz totalizaram 2,39 milhões de toneladas por um preço médio de 191 dólares a tonelada.
Arroz contra a calvície
Um cientista da Tailândia usou o arroz para desenvolver uma nova fórmula de xampu que promete, além de regenerar a cor natural de cabelo, combater a calvície prematura. Sonwongse Trakoorung, diretor do Centro Nacional de Engenharia Genética, explicou que o xampu elaborado com grãos de arroz aromático denominado Hom Nil contém agentes ativos que lhe dão poder regenerador.
Arroz, um velho conhecido
O arroz já é um velho amigo da humanidade. Originária da Ásia, essa planta aquática de delicados grãos brancos teve seu cultivo iniciado possivelmente na Índia, há cerca de cinco mil anos. Por isso, o cultivo de arroz é considerado um dos mais antigos da história.


