Vietnã limita a exportação a 400 mil toneladas em abril

 Vietnã limita a exportação a 400 mil toneladas em abril

Embarques do Vietnã serão definidos mês a mês

O terceiro maior exportador mundial deve produzir 43,5 milhões de toneladas em 2020.

O Ministério da Indústria e Comércio do Vietnã (MoIT) propôs retomar as exportações de arroz a partir de abril com um volume máximo de 400.000 toneladas, depois de compilar relatórios de produção, consumo interno e exportações a serem apresentados ao seu primeiro-ministro.

No relatório, o ministério sugeriu exportar 800.000 toneladas de arroz em abril e também em maio. Na última semana de abril, com base no desenvolvimento da pandemia do Coronavírus (COVID-19) e nos relatórios de ministérios e setores relevantes, o primeiro-ministro considerará as exportações de arroz em maio.

O Ministério da Indústria e Comércio também propôs aplicar cotas mensais para exportação de arroz durante a pandemia do COVID-19. O relatório foi feito depois que o ministério recebeu feedback de várias empresas sobre a decisão do governo de suspender as exportações de arroz em 24 de março.

A suspensão é foi implementada pelo primeiro-ministro Nguyễn Xuân Phúc em uma reunião on-line nacional sobre segurança alimentar no contexto da pandemia do COVID-19, realizada no início de março, durante a qual ele afirmou que a segurança alimentar deve ser garantida em todas as situações.

Segundo o relatório do MoIT, no contexto da pandemia, seca e invasão de água salgada em regiões produtiva, estima-se que o Vietnã produza 43,5 milhões de toneladas de arroz neste ano, incluindo 20,2 toneladas da safra de inverno. Das quais, a produção do delta do rio Cửu Long (delta do Mekong) é estimada em 10,8 milhões de toneladas.

Em relação ao consumo e armazenamento, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MARD) prevê que a demanda doméstica este ano atinja 29,96 milhões de toneladas de arroz com casca, incluindo reservas nacionais.

Especificamente, o consumo doméstico é de 14,26 milhões de toneladas de arroz em casca, enquanto o volume de arroz em casca para o processamento de alimentos é de 7,5 milhões de toneladas. Enquanto isso, existem 3,4 milhões de toneladas para abastecer o setor pecuário, um milhão de toneladas usadas como sementes e 3,8 milhões de toneladas para reservas nacionais. Assim, o arroz restante para exportação é de cerca de 13,5 milhões de toneladas, equivalente a 6,5 ​​- 6,7 milhões de toneladas de arroz em base casca.

De acordo com a Associação de Alimentos do Vietnã (VFA), em 27 de março, as empresas membros da VFA ainda não enviaram um total de 1,6 milhão de toneladas de arroz sob contratos de exportação assinados. Dos quais, eles precisam entregar 1,4 milhão de toneladas a partir de agora até 31 de maio, disse o MoIT. Enquanto isso, as empresas membros da VFA têm um total de 1,65 milhão de toneladas em estoque.

Para garantir o consumo interno, os 20 maiores exportadores de arroz devem assinar contratos com pelo menos um sistema de supermercado para fornecer 5% de seu estoque, quando necessário. (Com agências internacionais).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter