Vietnã pretende aumentar exportação de arroz para a ASEAN
(Por Planeta Arroz) A Agência de Promoção Comercial do Vietnã ( Vietrade ) sob o Ministério da Indústria e Comércio (MoIT) coordenará com os escritórios comerciais vietnamitas nos países membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) para organizar uma sessão de consultoria sobre exportações de arroz .
Os Conselheiros Comerciais do Vietnã na Indonésia e no Laos, e funcionários encarregados de assuntos comerciais na Malásia, Cingapura e Tailândia, informarão sobre os mercados anfitriões para as exportações vietnamitas.
No ano passado, as Filipinas foram o maior comprador de arroz do Vietnã, importando 2,45 milhões de toneladas no valor de mais de 1,25 bilhão de dólares. No primeiro trimestre deste ano, as Filipinas mantiveram sua posição de liderança, representando 44,7% e 42,6% do volume e valor total das exportações, respectivamente.
Além das Filipinas, o arroz vietnamita também foi exportado para outros grandes mercados da região, como Malásia, Cingapura, Indonésia e Brunei. As vendas para a Malásia em janeiro aumentaram 163,4% e 156% em volume e valor em comparação com o mês anterior, e 104% e 67,5% em relação ao ano anterior, respectivamente.
O ministério sustentou que, para melhorar a eficiência dos embarques, o setor deve revisar a demanda de arroz em cada mercado da ASEAN, dizendo que o Vietnã deve prestar mais atenção às políticas comerciais com os países regionais, maximizar as vantagens trazidas pelos acordos de livre comércio entre a associação de países e parceiros em todo o mundo e melhorar ainda mais sua capacidade tecnológica para aumentar a competitividade dos bens.