Vietnã pretende exportar 7 milhões de toneladas de arroz
Meta é embarcar até 500 mil toneladas acima do ano passado.
Vietnã, o terceiro maior exportador de arroz do mundo, pretende exportar 7 milhões de toneladas de grãos este ano, volume maior que o do ano passado, informou o governo nesta terça-feira.
O país do Sudeste Asiático retomou completamente as vendas e embarques em maio, depois de ter banido brevemente as negociações do grão em março e limitado o embarque em abril para 500.000 toneladas.
Essas medidas foram tomadas para garantir que houvesse comida suficiente durante a pandemia de coronavírus.
"Isso será 400.000 a 500.000 toneladas a mais que no ano passado", disse Mai Tien Dung, chefe do escritório do governo, em entrevista coletiva.
Dung disse que o país teve colheitas de arroz menos produtiva este ano devido ao clima seco e à intrusão de água salgada no Delta do Mekong. Mas, observou que o Vietnã reservou arroz suficiente para uso doméstico, armazenando 270.000 toneladas, incluindo 80.000 toneladas de beneficiado em estoques públicos, para garantir a segurança alimentar.
As exportações de arroz do Vietnã nos primeiros cinco meses deste ano aumentaram 3,7% em relação ao ano anterior, para 2,86 milhões de toneladas, segundo dados alfandegários.


