Vietnã vai fomentar produção de arroz em Moçambique
Apesar da predominância da língua portuguesa e algumas investidas do Brasil com interesse em ampliar as exportações para este destino, Moçambique avança nas negociações com o Vietnã.
Empresários vietnamitas querem instalar em Maputo, Moçambique, um centro de transferência de tecnologia para a produção de arroz, milho e peixes no país africano. Este interesse foi apresentado, esta semana em Maputo, durante o Fórum de Negócios entre Moçambique e Vietnã, que juntou empresários dos dois países.
Para executar o projeto, uma empresa privada vietnamita pediu ao governo moçambicano um terreno de três a cinco hectares para instalar o centro de transferência de tecnologias.
Logo que erguer o centro, a empresa pretende enviar especialistas para transmitirem conhecimentos aos moçambicanos em três anos. Depois desse período, a empresa garante que estes terão a capacidade para ampliar largamente a produção nacional.
Moçambique é um país deficitário na produção de arroz. Todos os anos importa cerca de 360 mil toneladas deste produto para cobrir o déficit produtivo. O país produz apenas 220 mil toneladas por ano.


