Viterra vende negócios de arroz na Argentina e Uruguai para a Adecoagro
(Por Agustina Devicenzi, El Cronista) A Viterra, unidade de commodities agrícolas da gigante suíça Glencore, vendeu seus negócios de arroz na Argentina e no Uruguai para a Adecoagro , produtora local de alimentos. Como o El Cronista apurou , a negociação começou há um ano e a transação foi finalizada em 21 de dezembro.
A operação foi fechada por US$ 18 milhões, pagáveis em três parcelas anuais, e contempla a assunção de dívida financeira pela Adecoagro no valor aproximado de US$ 20 milhões, conforme informado pela empresa em seu balanço, divulgado nesta segunda-feira. “No atual cenário de preços, acreditamos que gerará uma taxa interna de retorno (TIR) muito atrativa e esperamos uma contribuição para o nosso Ebitda ajustado de US$ 10 milhões por ano ”, antecipou.
A transação está sujeita à aprovação da autoridade antitruste do Uruguai. O processo seria concluído nas próximas semanas.
O negócio inclui a venda de uma planta de processamento e armazenamento que Viterra tinha em Corrientes , na cidade de Paso de los Libres, e outras quatro no país vizinho : em Melo, Paso del Dragón, Colônia Palma e departamento 33.
Em princípio, os 50 funcionários que trabalham no complexo argentino , que processa 70 mil toneladas em armazenagem, serão absorvidos pela empresa compradora.
Desta forma, a Glencore aliena-se dos últimos ativos que detinha neste negócio na América Latina. Segundo fontes próximas à operação, a decisão tem a ver com uma reorganização global que a multinacional está realizando, que visa permanecer em mercados estratégicos onde ocupa posição de liderança e sair dos menores. Três anos atrás, ele fez a mesma coisa nos Estados Unidos.
A operação envolve a transferência de ativos
Por seu lado, o interesse da Adecoagro prende-se com a possibilidade de consolidar a sua presença na indústria local, com a marca Molinos Ala, e colocar o pé no Uruguai, país que apresenta vantagens competitivas em termos de produção, dada a maior qualidade do matéria-prima desse mercado, principalmente das variedades de arroz branco, integral e parboilizado.
Assim, a empresa, detentora de outras marcas emblemáticas como Las Tres Niñas e Apóstoles , que tem vindo a expandir-se recentemente , pretende tornar-se um grande player na região. “Com esta aquisição, a Adecoagro passa a ser um dos players mais importantes do segmento “, assegurou uma fonte que acompanhou de perto as negociações.
Como funciona
O modelo de negócios da Viterra, que está presente em 37 países e emprega 16.000 trabalhadores, consistia em comprar mercadorias dos produtores , processá-las e recolhê-las. Tanto na Argentina quanto no Uruguai, o destino foi o mercado de exportação, com capacidade de processamento de mais de 1.000 toneladas por dia e 150.000 em armazenamento.
Após a venda, espera-se que na Argentina a Adecoagro dê ênfase aos embarques para o exterior e no mercado local, onde já possui alta participação, para aumentar sua participação. Enquanto isso, espera-se que no Uruguai, com menor população e menor consumo local, o destino seja exclusivamente para exportação.
“O arroz uruguaio é reconhecido internacionalmente por ter os mais altos padrões de qualidade. A expansão do negócio de arroz da Adecoagro para o Uruguai permitirá a diversificação geográfica e ajudará a mitigar o risco climático, trazer sinergias logísticas, ampliar nosso portfólio de produtos e acessar novos mercados ”, informou a empresa.
10 quilos per capita de arroz são consumidos no país
A Adecoagro cultiva 40.000 hectares de arroz irrigado no nordeste da Argentina, com uma produção de mais de 230.000 toneladas por ano. A operação permite aumentar a capacidade atual para 580 mil toneladas entre os dois países. Possui três moinhos de arroz com secadores, armazenamento e processamento, localizados em Mercedes (Corrientes), San Salvador (Entre Ríos) e Franck (Santa Fe).
Eles têm uma capacidade de processamento de 335.000 toneladas de arroz em casca por ano. Entre as três províncias, emprega mais de 700 pessoas. Em 2015, inaugurou uma fábrica de torradas e salgadinhos de arroz no Parque Industrial do Pilar , na qual investiu US$ 5 milhões.
60% da produção é vendida para o exterior e 40% é comercializada para consumo interno . Os principais mercados internacionais são Brasil, América Central, Iraque e África.
A operação permite que a Adecoagro aumente sua capacidade atual para 580 mil toneladas entre os dois países
De acordo com o relatório de resultados financeiros que apresentou, as vendas brutas da Adecoagro em 2021 significaram US$ 1,1 bilhão, o que representa um aumento ano a ano de 33,5%. O lucro líquido ajustado registrou um lucro de US$ 156,8 milhões em 2021, relatando um aumento de US$ 25 milhões ano a ano , detalhou a empresa.
Além disso, o Fluxo de Caixa Ajustado das Operações totalizou US$ 152,1 milhões em 2021 e o Ebitda Ajustado atingiu US $ 437 milhões, 27,8 % superior a 2020. nos preços dos produtos.
Consumo em alta
Embora o consumo de arroz na Argentina ainda esteja longe do dos países asiáticos, aumentou 30% na pandemia . De acordo com os últimos dados do Ministério da Agricultura Nacional, passou de 7,6 quilos por ano por habitante para cerca de 10 quilos per capita .
Da mesma forma, na campanha 2020/21, a área plantada com este cereal na Argentina cresceu 5% em relação à campanha anterior, atingindo 199,7 mil hectares. Embora a escassez de água tenha causado algumas complicações, produziu um rendimento médio recorde de 7.616 quilos por hectare.
Soma-se a isso o bom momento que as commodities vivem no mundo, com alta do preço dos grãos, em um mercado que vem se recuperando, agora impulsionado pelo impacto da guerra na Rússia e na Ucrânia.