Volume de exportação de arroz tailandês abaixo da meta devido ao forte baht e à seca
(Por Planeta Arroz) O Thai Rice Exporters Association relata que a Tailândia conseguiu a exportar apenas 2. 2 milhões de toneladas de arroz na primeira metade do ano, uma queda de 21,03% em volume em relação ao mesmo período do ano passado.
O presidente da associação, Charoen Laothammatas, confirma que o valor das exportações de arroz, de 1º de janeiro a 23 de junho, foi de US $ 1,382 bilhão, queda de 28,14% ano a ano, e que a situação não é boa para as exportações tailandesas de arroz.
Ele disse que as exportações de arroz da Tailândia estão abaixo da meta e que o país deve exportar uma média de 500 mil toneladas por mês para exportar 6 milhões de toneladas de arroz durante o ano.
Segundo Charoen, o arroz tailandês ficou mais caro do que a concorrência devido à valorização do baht e à seca. As exportações de arroz tailandês diminuíram continuamente em muitos mercados, como pode ser visto nos números de exportação, até mesmo para países vizinhos como a Malásia.
Enquanto isso, o Ministério do Comércio se juntou à Thai Rice Associação de Exportadores em empurrar três principais arroz tailandês exportações – jasmim , branco e arroz glutinoso. Ao mesmo tempo, o ministério acelerará o mercado de comércio de arroz de governo para governo (G2G).