3 perguntas para Arthur Albuquerque
O produtor conseguiu melhores preços nesta safra. Nós fomos entender o porquê com o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Artur Albuquerque:
Qual a participação do produtor no aquecimento do mercado?
“Nestes dois últimos anos ficou clara a participação mais eficiente dos produtores na utilização dos mecanismos disponíveis para garantir um preço médio remunerador ao seu produto”. Qual é o mapa da mina, então?
Qual o mapa da mina?
“Os produtores passaram a revisar seus custos, aprenderam a utilizar os mecanismos de comercialização e estão buscando informações sobre o clima e o mercado. Enfim, encontraram o melhor momento de adquirir insumos e obtiveram meios de se profis-sionalizar”
Qual o papel das entidades?
“As entidades ofereceram mais condições para os arrozeiros encontrarem o melhor momento do mercado. Instrumentos modernos, como a bolsa de mercadorias, deixaram de ser bicho-papão. Dentro desta reconversão, os arrozeiros gaúchos aprenderam a mensurar a potencialidade e a importância que têm no mercado nacional e a utilizar essa importância como fator de barganha”