Irga retoma ações do Programa de Valorização do Arroz

 Irga retoma ações do Programa de Valorização do Arroz

Eventos retornam com o enfraquecimento da Pandemia (Foto: Sérgio Pereira)

(Por Irga) O Instituto Rio Grandense do Arroz retomou as palestras do seu Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), que foram interrompidas durante a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus). Os encontros estão sendo ministrados pela nutricionista Denise Cabral, que aborda os benefícios do consumo do arroz para a saúde.

O Provarroz é um projeto criado pelo Irga em 2015, com o objetivo principal de aumentar o consumo de arroz por meio da conscientização da população sobre os benefícios do cereal para a saúde. Os interessados em solicitar palestras podem encaminhar e-mail para eventos@irga.rs.gov.br. Para saber mais sobre o programa do Irga, clique aqui.

No dia 25 de março, a nutricionista do Irga, Denise Cabral, esteve na Unilasalle Canoas, para abordar o tema “Os benefícios do consumo do arroz para a saúde”. Denise falou para alunos do curso de Nutrição sobre o trabalho realizado pela autarquia, informações nutricionais do arroz, alterações no comportamento alimentar, relação de sobrepeso e obesidade x consumo de ultraprocessados e redução dos minimamente processados, resgate da comida de verdade no prato, apresentação do Provarroz, coprodutos oriundos do arroz, a alimentação na pandemia e outras recomendações.

Na tarde desta segunda-feira (11), foi a vez dos estudantes da Unilasalle visitarem o Irga. Eles estiveram na Estação Experimental do Arroz (EEA) do Irga, em Cachoeirinha. Na Estação estão localizadas a Divisão de Pesquisa (Melhoramento, Agronomia, Pós-Colheita e Produção de Sementes) e a Seção de Informação e Documentação (Biblioteca Paulo Annes Gonçalves) do instituto.

Os alunos da disciplina de Tecnologia de Alimentos, sob a orientação do professor Bruno Arno Hoernig, foram recebidos pelo pesquisador e engenheiro agrônomo Fernando Fumagalli e pela nutricionista Denise Cabral.

Os estudantes fizeram um tour pela estação, passando pela lavoura experimental e pelos prédios, incluindo os Laboratórios de Qualidade e Biotecnologia na Seção de Melhoramento e pelo Laboratório de Grãos da Seção de Pós-Colheita. Também acompanharam uma palestra do engenheiro químico Gilberto Amato, abordando os aspectos tecnológicos, industriais e de qualidade do arroz. Amato é autor dos livros “Arroz de A a Z” e “Arroz no Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas”, que estão disponíveis para leitura on-line no site do instituto.

“O irga é uma referência do setor arrozeiro do Estado, por isso é importante conhecer o que o instituto está desenvolvendo nesta área e mostrar esse trabalho para os nossos alunos do curso de Nutrição. É um prazer trazê-los aqui e participar das palestras que o Irga está promovendo”, comenta o professor Hoernig.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter