Semeadura está chegando ao final no RS

 Semeadura está chegando ao final no RS

Semeadura depende de chuvas para avançar

(Por Emater/RS) A área estimada de arroz pelo IRGA é de 862.498 hectares. A produtividade projetada é de 8.226 kg/ha. A cultura está com cerca de 85% de implantação. Nos extremos Sul e Oeste do Estado, os trabalhos de semeadura já estão próximos da finalização, enquanto que, na região Centro e Leste, o estabelecimento ainda ocorre de maneira mais lenta.

As lavouras encontram-se em fases iniciais de desenvolvimento, e as temperaturas ocorridas abaixo do ideal poderão interferir negativamente no seu período vegetativo.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, os produtores continuaram com os trabalhos de implantação das lavouras. Na Campanha, em Bagé e em Dom Pedrito, 95% da área prevista já foi semeada pelos agricultores. Na Fronteira Oeste, em Alegrete e Rosário do Sul, o índice é semelhante, com 94% das lavouras já estabelecidas.

Enquanto isso, a Regional de Pelotas informa que a semeadura do arroz foi praticamente concluída. Os rizicultores aproveitaram as ótimas condições de tempo seco, sem chuvas, bastante ensolarado e com muito boas condições de trafegabilidade das máquinas nas lavouras.

Na Regional de Porto Alegre, a chuva do início da semana permitiu reposição de umidade para o avanço dos plantios em linha. As baixas temperaturas voltaram a prejudicar o desenvolvimento da cultura. Em Eldorado do Sul, aproximadamente 70% já foram semeados e, em Camaquã, 75%. As lavouras encontram-se em estágio de desenvolvimento vegetativo, e foram realizados os tratos culturais, como controle de invasoras e pragas e a aplicação de fertilizantes em cobertura.

Na Região de Santa Maria, a Emater/RS observa que houve avanço na semeadura, alcançando 70% da área prevista. Na regional de Soledade, estima-se uma área semeada de 60%. Prosseguiram a semeadura e o preparo dos solos. O regime de chuvas, no geral pouco volumosas, nesta época, vem favorecendo as operações de implantação das lavouras.

Comercialização (50kg)

Segundo o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o valor médio reduziu -0,54%, passando de R$ 79,46 para R$ 79,03.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter