7º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado tem 650 inscritos

A solenidade de abertura contou com diversas autoridades, entre elas, pronunciou-se o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann.

Iniciou ontem (09), em Balneário Camboriú, sob coordenação da Epagri/Estação Experimental de Itajaí, o VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (VII CBAI). O evento superou até as expectativas mais otimistas, e conta com mais de 650 inscritos, entre professores, pesquisadores, empresários, industriais, técnicos, estudantes e produtores de todo o país e também do exterior.

O tema desta sétima edição do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado é “Racionalizando recursos e ampliando oportunidades” em alusão à demanda pelo uso racional de recursos naturais para a sustentabilidade da lavoura arrozeira e à necessidade da conquista de novos mercados com um produto diferenciado.

A solenidade de abertura contou com diversas autoridades, entre elas, pronunciou-se o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, e o presidente da Fapesc, Professor Sergio Luiz Gargioni. O evento contou ainda com a presença do secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies e dos diretores da Epagri, Luiz Antônio Palladini e Paulo R.L. Arruda.

A conferência de abertura foi proferida pela pesquisadora da Embrapa, Beatriz da Silveira Pinheiro, intitulada “A agenda da pesquisa agropecuária no Brasil e a sustentabilidade da orizicultura”.

O evento termina dia 12, e contará com a apresentação de 416 trabalhos, sendo que 120 serão apresentados em plenária e outro 296 na forma de pôsteres. Com a colaboração de palestrantes brasileiros e estrangeiros o evento representa a oportunidade de debater temas como a sustentabilidade e novas oportunidades de mercado para o arroz, além de temas mais específicos como resistência de plantas daninhas e transgênicos.

Destaca-se o caráter aplicado do conhecimento gerado por este evento, pois estes resultados poderão ser incorporados nas Recomendações da pesquisa para o arroz irrigado no Brasil a partir no ano de 2012, quando será realizada a XXIX Reunião Técnica da Cultura do Arroz Irrigado, sob a coordenação da Sosbai e da Comissão Técnica do Arroz.

Este trabalho desenvolvido na cultura do arroz irrigado no Sul do Brasil, sob a liderança das instituições de pesquisa, teve inicio no final da década de 60, quando a primeira reunião da cultura do arroz irrigado foi realizada na Estação Experimental do Arroz, do Irga, em Cachoeirinha. Apoiadores fundamentais neste evento, da esfera pública são o Governo do Estado de Santa Catarina, a Fapesc, o CNPq, o Crea, e o Funturismo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter