Usinas cedem fertilizantes a assentados em troca de arroz
Um convênio entre produtores assentados e usinas está garantindo a produção de arroz no Mato Grosso do Sul.
As 11 famílias do assentamento Fortuna, em Rio Brilhante (MS), entregaram hoje uma parte dos 18 mil quilos de arroz beneficiado e empacotado que irão para as usinas Eldorado e Santa Fé, que forneceram no ano passado aos agricultores 35 toneladas de fertilizantes para o plantio de arroz irrigado em uma área de 170 hectares.
Um convênio assinado em 2003 entre o Governo do MS, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e do Idaterra (Instituto de Desenvolvimento Agrário, Assistência Técnica e Extensão Rural), com o Sindiálcool/MS estabeleceu que as usinas de álcool forneceriam adubo aos assentados em troca de arroz.
Agora, as famílias, que possuem 17 hectares cada uma, estão pagando o fertilizante com a própria produção, a preço de mercado. Com a orientação dos técnicos do Idaterra, as famílias, organizadas em uma cooperativa, plantaram 500 hectares de arroz irrigado e estão colhendo cerca de 50 mil sacas de arroz. Cada família deverá obter, com a venda da produção, uma renda bruta de R$ 60 mil.