Indústria compra mais no Brasil
Dados do Oryza Rice Editor indicam uma efervescência maior no mercado brasileiro nestes dias.
A indústria brasileira entrou com mais vigor na compra de arroz esta semana. Algumas empresas importantes que haviam se retirado do mercado quando os preços aproximaram-se dos R$ 34,00 pelo saco voltaram a buscar abastecimento em volumes consideráveis. O site também informa que a paralisação dos funcionários da Receita Federal nas aduanas atrasou o movimento de cargas nas fronteiras.
A estimativa é de que existam 130 mil toneladas de arroz em casca, compradas pela indústria brasileira, que recém estão começando a ingressar no Brasil. O dado é preocupante, pois a Conab estima que o mercado nacional precisa importar apenas 300 mil toneladas de arroz para manter-se equalizado durante todo o ano e ainda durante a colheita já estaria entrando quase a metade deste volume pela fronteira. Outras 540 toneladas de arroz beneficiado estão sendo importadas da Tailândia por empresas paulistas.
Ainda segundo o Oryza Rice Editor, já estão sendo entregues em São Paulo 50 mil fardos de arroz beneficiado uruguaio, em pacotes de um quilo. A compra teria sido realizada por uma importante rede de supermercados de origem francesa. Outros 100 mil fardos de produto devem ser entregues em maio e junho. A operação teria sido concretizada na base de 388 dólares/tonelada mais custos e frete.
Esta operação, segundo o site norte-americano, causou grande descontentamento de industriais brasileiros, que têm manifestado esta posição diante da cadeia produtiva e dos uruguaios. Principalmente porque no ano passado houve uma operação similar que gerou grande reclamação para a empresa exportadora do Uruguai.