Irga suspende a divulgação dos dados de safra

Presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, determinou uma aferição in loco em 80% da área colhida no Rio Grande do Sul para fechar os números da safra. Levantamento por estimativa foi suspenso a partir da divulgação dos números da Conab.

Funcionários do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) estão em campo para atender uma ordem prioritária da diretoria da autarquia gaúcha determinando uma aferição técnica sobre 80% da área colhida no estado. A ordem é traduzir a realidade da área plantada, da produtividade e da produção do Rio Grande do Sul.

“Vamos fazer uma amostragem com a avaliação de 80% da área, traduzindo um perfil real da produtividade e da produção final do estado, como forma de esclarecer de uma forma definitiva estes conflitos de números”, afirmou Pery Sperotto Coelho.

Os números finais, no entanto, só serão divulgados na segunda quinzena de maio na Fenarroz, em Cachoeira do Sul, quando estará concluído o estudo. Pela projeção anterior, neste momento mais de 97% da área gaúcha, de 1.028 hectares, estaria colhida.

A safra deverá estar encerrada na próxima semana, com a colheita das últimas áreas. A produtividade deve fechar em torno de 6 mil quilos/ha.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter