Novo tipo de arroz chega ao mercado

A Josapar, dona da marca Tio João, lança hoje, em São Paulo, um arroz enriquecido com vitaminas e minerais.

O conceito de alimento funcional chegou ao setor arrozeiro. A Josapar, dona da marca Tio João, lança hoje, em São Paulo, um arroz enriquecido com vitaminas e minerais. Desenvolvido em conjunto com a holandesa DSM Nutritional Products, o alimento é, na verdade, amido de arroz processado e enriquecido com nutrientes que, no processo de produção, ganha formato e gosto de arroz, segundo explica Jaime Piza, diretor de nutrição e saúde humana para América Latina da DSM.

“O grão duro dificulta a incorporação de nutrientes. Por isso a opção pelo amido que, no fim do processo, é misturado a grãos comuns”, diz Piza. A Josapar não informou o percentual da mistura no produto final. Hoje, produzem arroz vitaminado Colômbia, Costa Rica e EUA.

No Brasil, os alimentos funcionais respondem por 1% das vendas da indústria e movimentam US$ 500 milhões por ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia). A Josapar detém 10% do mercado de arroz no país, com produção anual de 300 mil toneladas. Em 2003, o grupo faturou R$ 602,5 milhões, alta de 32,6%.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter