Isuzuki inova expondo analisador de arroz por computador

Câmeras de vídeo conectadas a um computador capturam imagens dos grãos de arroz e o software informa tamanho, índice de brancura, percentual de gessado e outras informações.

A Isuzuki Software estará expondo na 13ª Fenarroz, feira do setor orizícola que se realizará em Cachoeira do Sul (RS) a partir de segunda-feira, um sistema de análise da qualidade de grãos de arroz por computador denominado Analisador de Arroz S21.

O projeto atenderá as indústrias de beneficiamento de arroz no controle de qualidade de sua produção. Dentro das indústrias, a qualidade do arroz no processo de beneficiamento é definida pela incidência de quebras – diminuição dos grãos inteiros. Contam pontos negativos, ainda, os grãos amarelos, vermelhos, gessados, picados ou com outros defeitos.

Atualmente, para obter-se os percentuais de quebra de grãos, as indústrias beneficiadoras adotam sistemas mecânicos (peneiras e trieurs) e o uso de balanças. Para medição de brancura são utilizados sistemas ópticos que medem a reflexão de luz e transparência dos grãos através de fotodiodos.

O Analisador de Arroz S21 criado pela Isuzuki é composto por câmeras de vídeo conectadas a um computador. As câmeras capturam imagens dos grãos de arroz que passam pelo seu campo de visão e as enviam ao computador que, através de um programa, informará ao operador do sistema as estatísticas de qualidade do arroz.

Em comparação aos os sistemas tradicionais, a análise é mais ampla com um ganho expressivo de precisão, pois é feita a partir de imagens digitais de alta resolução dos grãos.

O operador tem acesso a informações de cada grão “filmado”. Ao selecionar na tela imagem do grão o sistema informará seu tamanho, índice de brancura, percentual de gessado, etc. Esta imensa coleção de dados, grão a grão, gravada no computador é processada pelo programa, que dá ao operador um diagnóstico completo da amostra, com informações e estatísticas globais de qualidade.

Segundo Takeshi Suzuki, diretor da Isuzuki Software, o sistema é inovador. A primeira versão do programa será oferecida em forma de um kit para laboratório e fará analise a partir de amostras.

Partindo do mesmo conceito, ou seja, da análise da imagem digital gerada por câmeras, o Analisador de Arroz S21 terá uma versão com capacidade de supervisão e gerenciamento da qualidade da produção em tempo real. Nesta segunda versão, as câmeras serão instaladas ao longo da linha de beneficiamento, nos pontos onde a coleta de dados é importante.

O analisador de arroz estará exposto no estande de máquinas Suzuki S.A., tradicional fabricante de máquinas de beneficiamento de arroz e parceira no projeto.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter