Grupo técnico vai buscar números reais da safra
Reunião na Câmara Setorial do Arroz do Rio Grande do Sul com o setor arrozeiro e a Conab decidiu, hoje, por formar um grupo técnico para buscar os números finais da safra. Conab participa.
A Conab e a cadeia produtiva do arroz no Brasil vão formar um grupo técnico misto, com representantes da produção, da indústria e dos órgãos públicos responsáveis pelas estatísticas, para analisar, discutir e avaliar os quadros de oferta e demanda anunciados pela companhia.
O objetivo é chegar a números finais comuns ou, ao menos, mais próximos. Esta é uma das decisões tomadas na reunião da Câmara Setorial do Arroz do Rio Grande do Sul, hoje, em que participaram cinco representantes da Conab no estado e de Brasília.
A reunião reuniu todas as entidades gaúchas do agricluster do arroz e a Conab, quando foram apresentadas as divergências da cadeia produtiva gaúcha aos dados apresentados pela Conab. Segundo o diretor de Mercados da Federarroz, Marco Aurélio Marques Tavares, os quadros de oferta e demanda da Conab foram alterados nas últimas cinco safras para a inclusão de saldos contábeis de estoques públicos. No entendimento do setor, tratam-se de ajustes contábeis e não necessariamente físicos, frisou Tavares.
Estes ajustes, segundo ele, determinaram para este ano uma diferença que pode chegar a 2,28 milhões de toneladas em volume, considerando a contabilização de produção, estoques iniciais, importação e consumo. Trata-se de um volume muito expressivo, com repercussões significativas no mercado e são números que oscilam muito e que o setor não considera reais, frisou o diretor da Federarroz.
A partir deste questionamento das entidades e do reconhecimento, pela Conab, que os números do quarto levantamento de safra devem ser revistos em um novo levantamento até o final do mês de junho, principalmente no que diz respeito à produção do Mato Grosso, houve a proposta de criação de um grupo técnico que reúna os dados do Irga, da Conab, do Mato Grosso e de outros segmentos da cadeia produtiva para estabelecer uma análise final que aponte números reais da safra, de consumo e estoques.