Governo pode comprar 1 milhão de toneladas
Setor arrozeiro do Rio Grande do Sul terá reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na próxima semana para discutir estratégias que garantam a sustentação dos preços do arroz no mercado interno. Conab acenou com possibilidade de compra de arroz para formação de estoques estratégicos.
Um dos resultados da reunião de hoje à tarde da Câmara Setorial do Arroz do Rio Grande do Sul foi o agendamento de uma reunião na próxima semana no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília, para discutir o estabelecimento de estratégias de sustentação de preços do arroz em casca no mercado interno. A cadeia produtiva nacional do arroz será convidada para enviar representantes.
Na reunião da Câmara Setorial, técnicos da Conab acenaram com a possibilidade do Governo Federal adquirir até 1 milhão de toneladas de arroz a título de formação de estoques públicos estratégicos, que atualmente estão praticamente zerados.
Trata-se de um fato novo, que pode resultar em mudanças no mercado, reconhece o diretor da Farsul, Marco Aurélio Marques Tavares. Este tema também será um dos fatores abordados na reunião com o Governo Federal.