Tailândia e Vietnã com preços estáveis
Apesar das quedas de preços registradas em maio, os principais exportadores internacionais de arroz abriram o mês de junho em aparente estabilidade.
Permanecem estáveis os preços do arroz branco no Vietnã. A chegada da colheita de verão/outono no final deste mês gera expectativa de que os preços tornem-se mais baixos e, provavelmente, atraia os compradores internacionais.
O arroz do Vietnã com 5% de quebrados foi oferecido em preços estáveis de 232 dólares/ton FOB, enquanto o 25% de quebrados foi cotado a 217 dólares/ton FOB na última sexta-feira.
Como o Vietnã, a Tailândia também segue um comportamento de estabilidade de preços. O arroz tailandês 100% B foi oferecido a 238 dólares por tonelada FOB e o 25% de quebrados esteve cotado a 227 dólares/ton. O comércio na Tailândia, neste momento, é limitado e há aumento dos estoques internos.
Ainda assim, a Tailândia tem por objetivo aumentar suas exportações. O Departamento de Fomento à Exportação do Ministério do Comércio da Tailândia anunciou que é provável que o país incremente seu objetivo de exportar produtos agrícolas este ano. Os volumes exportados de arroz, estima, aumentarão de 15% a 24%. A projeção foi formada a partir de um significativo aumento do volume de produtos agrícolas exportados pelo país para a China, o Oriente Médio e a África.