Mercado de expectativas
O mercado de arroz no sul do Brasil parou e segue em compasso de espera. A semana será movimentada com uma série de reuniões em Porto Alegre, tanto do lado da indústria quanto dos produtores.
O mercado de arroz no sul do Brasil parou completamente na expectativa do que vai acontecer nos próximos dias. Agitação, mesmo, só nos gabinetes.
Tanto produtores quanto industriais promovem uma série de reuniões esta semana. A Federarroz segue com o projeto de exportação e terá uma reunião nesta terça-feira 8 com representantes de uma empresa interessada em comprar arroz em casca gaúcho para o mercado internacional. Novos subsídios para viabilizar o projeto também estarão sendo buscados.
Ao mesmo tempo, a indústria realizará reuniões nesta quarta-feira para discutir temas de seu interesse, como a situação do mercado, abastecimento e a possibilidade de exportação do produto em casca.
Neste final de semana foi confirmada a informação de que a indústria gaúcha está realizando compras de arroz uruguaio e está abastecida, mantendo-se fora do mercado temporariamente. Todavia, não há interesse da indústria em que o preço do arroz caia ainda mais, pois há consenso no setor de que neste caso o segmento também terá perdas.
No Mato Grosso, a ordem é para não vender o produto. No Rio Grande do Sul, boa parte das indústrias não abriram tabelas esta semana, mantendo as cotações da semana passada.