Rio Brilhante (MS) quer a difusão da tecnologia do arroz

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante (MS) promoverá nos dias 8 e 9 de julho o IV Simpósio de Arroz Irrigado. São esperados entre 120 e 200 produtores para acompanhar as palestras.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante (MS) promoverá nos dias 8 e 9 de julho o IV Simpósio de Arroz Irrigado. O evento abordará tema atualizados sobre o cultivo de arroz. São esperados entre 120 e 200 produtores para acompanhar as palestras.

Segundo Sidenei Tambosi, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante, o objetivo do simpósio é a difusão de tecnologia, com palestras orientando sobre controle do arroz vermelho, normas para cobrança pelo uso da água e aumento de produtividade.

Outro foco do simpósio é incentivar o aumento da produção de arroz no município de Rio Brilhante e no estado. Segundo ele, o Mato Grosso do Sul cultivou na safra 2003/2004 cerca de 38 mil hectares de arroz, sendo que quase um terço – 12 mil hectares – estava em Rio Brilhante.

Sidenei Tambosi observa que o secretário estadual de Produção do Mato Grosso do Sul, José Antônio Felício, tem como meta duplicar a área cultivada com arroz até 2006, chegando a pelo menos 70 mil hectares. A média de produtividade de arroz no município de Rio Brilhante ficou em 6 mil quilos por hectare na safra deste ano.

ÁGUA

A política estadual para a cultura do arroz irrigado é um dos temas que será abordado no evento. A água é um dos principais insumos da orizicultura que terá atenção especial no simpósio de Rio Brilhante. A qualidade da água de irrigação e a cobrança pelo seu uso no Rio Grande do Sul (onde o processo está mais avançado) e a sistematização para áreas de várzea para redução do consumo são temas de debate.

O manejo de adubação para altas produtividades, introdução de nitrogênio no solo e novas variedades resistentes a herbicidas para controle de arroz vermelho e preto também estarão em discussão.

As inscrições para o evento podem ser antecipadas pelo telefone (67) 452-8038. Maiores informações podem ser solicitadas pelo e-mail: tambosi@douranet.com.br.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter