Dom Pedrito apresenta o segredo da produtividade

Seminário Lavoura em Evolução lançará Projeto 10 – Fase 2 e trará australiano para palestrar sobre tecnologia de alta produtividade.

O município de Dom Pedrito destacou-se com produtividade média de 7,1 mil quilos por hectare na safra gaúcha 2003/2004. Para obter um dos mais altos índices de produtividade média do mundo, Dom Pedrito tem como diferencial, além da qualidade do solo e do clima, a execução pioneira do Projeto 10, um conjunto de práticas culturais otimizadas que busca alta produtividade.

O projeto surgiu há três safras de uma parceria da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Na safra recém encerrada, as 13 lavouras do programa atingiram produtividade média superior a 9.577 Kg/ha, sendo que quatro delas superaram a meta de 10 toneladas/ha.

A avaliação dos resultados do Projeto 10 e seus ajustes, o lançamento da sua segunda fase – que incluirá a difusão da tecnologia para todo o município – e, ainda, projetos-pilotos de agricultura de precisão, fazem parte da programação prevista para a nona edição do Seminário Lavoura em Evolução. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de junho no Parque do Sindicato Rural do município, numa promoção da Associação dos Agricultores.

Na programação, também merece destaque a palestra do australiano Warwikc S. Clampett, um dos inspiradores do Projeto 10 e coordenador do programa australiano de alta produtividade no arroz (Rice Check). Clampett, que agora é consultor em tecnologia para o arroz na Ásia, defende o intercâmbio de informações entre os produtores como forma de agilizar a
transferência de tecnologias e troca de experiências.

SISTEMÁTICA

A nona edição do Seminário Lavoura em Evolução terá novidades também na sua estrutura (programação em anexo). Serão apresentados quatro painéis de temas ligados à cultura do arroz e as atividades mais específicas serão desenvolvidas na forma de oficinas simultâneas que se repetem em horários distintos para o melhor aproveitamento do público alvo: produtores, técnicos e estudantes.

O programa prevê palestras sobre comercialização, mercado e exportação de arroz gaúcho, perspectivas para o clima na safra 2004/2005, Projeto 10 – presente e futuro e, por fim, a experiência do programa de alta produtividade de arroz na Austrália e na Ásia.

Entre as oficinas, destacam-se as de fertilidade do solo e adubação do arroz, sistema Clearfield, manejo integrado da lavoura de arroz para capatazes e a cultura da soja para alta produtividade, entre outros temas de grande relevância para a lavoura gaúcha.

Paralelamente, a programação terá dois momentos distintos de grande interesse: o tradicional jantar “Arroz e Riso”, com o humorista André Damasceno, e um leilão de arroz em casca, ao vivo, promovido pela Bolsa de Mercadorias da Metade Sul (BMS). Maiores informações: Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, pelos telefones: (53) 243 3256 e (53) 243 2562 (assagri@piq.com.br).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter