Consultor da FAO elogia Projeto 10 em Dom Pedrito

Consultor da FAO, Warwikc S. Clampett elogia o Projeto 10 e revela o segredo da alta produtividade da Austrália, que inspirou o programa gaúcho.

A palestra do consultor australiano da FAO Warwikc S. Clampett confirmou a expectativa de ser a mais concorrida do Seminário Lavoura em Evolução, superlotando o espaço reservado pelos organizadores. Clampett relatou a experiência australiana para alcançar a alta produtividade com o programa Rice Check, por meio do investimento em melhoramento de cultivares, otimização do manejo e um sistema de transferência de tecnologia pela formação de grupos de produtores. A Austrália passou da média de 6,5 mil quilos de arroz por hectare para 9,2 toneladas em 15 anos.

Segundo Clampett, idealizador do programa na Austrália, o Rio Grande do Sul está no rumo certo ao desenvolver o Projeto 10. Observou, porém, que apesar do projeto-piloto em Dom Pedrito e alguns outros municípios ter alcançado resultados expressivos, é preciso levar esta tecnologia de manejo a todo o estado.

Clampett também confessou-se impressionado com os resultados obtidos pelo Projeto 10 em apenas três safras e também com a tecnologia de ponta utilizada pela indústria gaúcha de arroz.

Ele frisa que a produção de arroz é um sistema de produção no qual todas as partes do sistema devem ser gerenciadas a fim de se garantir que tudo que tenha um impacto sobre a produtividade e sobre o meio ambiente local seja levado em conta e manejado segundo as melhores práticas de manejo – o melhor conhecimento e tecnologia disponíveis.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter