Sorriso (MT) vem reduzindo área de arroz

Município já foi o mais importante produtor de arroz do Mato Grosso, posição hoje ocupada por Sinop.

O município de Sorriso (MT), atualmente considerado o maior produtor de soja do Brasil, já produziu 225,6 mil toneladas de arroz. Esta produção foi colhida na safra de 1998/1999, quando o município registrou uma área plantada de 80 mil hectares.

O arroz é a primeira cultura a ser cultivada nas aberturas de área do Cerrado, preparando o solo que posteriormente dará lugar à soja, ao milho e algodão, principalmente. Como o preço da soja, por suas características de paridade internacional e alta demanda, manteve-se historicamente alto em comparação com o arroz, o cereal passou a ter um declínio de área plantada e produção.

Na safra 1999/2000, por exemplo, foram plantados 65 mil hectares e colhidas 204 mil toneladas. No ano seguinte, a produção caiu para 142 mil toneladas. Em 2001/02, a área plantada já estava reduzida a 15 mil hectares e a produção não passava de 52.200 mil toneladas de arroz. Os números foram reduzindo ainda mais. Na safra 2003/04, foram plantados apenas 8 mil hectares de arroz no município, que apesar disso se mantém como um dos mais importantes mercados de arroz do Centro-Oeste brasileiro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter