Irga vai fazer o maior arroz-de-carreteiro do mundo

800 quilos de arroz e 900 quilos de charque são apenas parte dos ingredientes do maior arroz-de-carreteiro do mundo que o Irga vai servir para 14 mil pessoas no próximo dia 28, na Expointer.

O arroz gaúcho está encontrando mais uma forma de entrar para o livro dos recordes. Na abertura da Expointer 2004 e encerramento do Congresso Brasileiro da Economia Orizícola, no próximo dia 28, o Irga estará servindo gratuitamente para 14 mil pessoas o maior arroz-de-carreteiro do mundo. A iniciativa é do gerente da Divisão de Pesquisas do Irga, Maurício Fischer, que recebeu o apoio do presidente do instituto Pery Sperotto Coelho, e da Secretaria da Agricultura.

O arroz-de-carreteiro gigante será elaborado também para marcar a passagem do Ano Internacional do Arroz e está lincado com o Programa Fome Zero, do Governo Federal. “É uma forma de marketing para o consumo do nosso arroz e também para divulgar um prato típico, saboroso e muito nutritivo do Rio Grande do Sul”, avisa Fischer. Parte do arroz será doado por um engenho de Cachoeira do Sul.

O cozinheiro será importado do Uruguai e foi responsável pelo almoço servido na Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Santa Vitória do Palmar, em março passado. Para elaborar o arroz-de-carreteiro, serão necessários 800 quilos de arroz, 900 de charque, 200 de óleo vegetal, 200 quilos de cebola, 200 de tomate, 60 quilos de massa de tomate, 20 quilos de sal, além do tempero verde e da pimenta para dar um toque especial.

A panela para o carreteiro gigante foi oferecida pela empresa Elipal, de Palmares, que é especializada na fabricação de silos. Nesta terça-feira 17, o secretário estadual da Agricultura, Odacir Klein, e o presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, vistoriaram o local onde o carreteiro será elaborado e servido, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter