Klein lança abertura do plantio de arroz

Com o slogan “Plante em Tapes, Colha em Dom Pedrito”, ocorreu na noite desta segunda-feira 16, na sede da Federação da Agricultura (Farsul), o lançamento da 1ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, marcada para 24 a 29 de setembro.

Com o slogan “Plante em Tapes, Colha em Dom Pedrito”, ocorreu na noite desta segunda-feira 16, na sede da Federação da Agricultura (Farsul), o lançamento da 1ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, marcada para 24 a 29 de setembro, naquele município.

A promoção é da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz) e do Sindicato Rural de Tapes, com colaboração do Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

“A idéia de se criar a solenidade de abertura do plantio valoriza também o evento de começo da colheita, pois será mais um momento para a cadeia produtiva debater, dialogar, cobrar e sermos cobrados em relação a questões como tecnologia, produtividade e mercado”, avaliou o secretário da Agricultura, Odacir Klein.

As palestras técnicas programadas para a 1ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz incluem temas como exigências ambientais para a lavoura, mercado, exportação e novas tecnologias. “O crescimento da safra preocupa, pode gerar desequilíbrio na comercialização, pois o produtor precisa saber para quem, quando e por quanto vender”, pondera Klein.

O começo da colheita do grão está previsto para março de 2005, em Dom Pedrito. Em 2004, a produção gaúcha chegou a 6,32 milhões de toneladas, com rendimento médio de 6,14 toneladas por hectare. A média das últimas três safras é de 5,16 milhões de toneladas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter