Diretor da Federarroz negocia no Peru

Valdemir João Simão, de Dom Pedrito, acompanha missão argentina a Lima, com objetivo de reduzir as restrições tributárias ao arroz do Mercosul e viabilizar a exportação de excedentes para o Peru.

Um dos diretores de mercado da Federarroz, Valdemir João Simão, de Dom Pedrito (RS), está desde segunda-feira 23 em Lima, no Peru, integrando uma missão da cadeia produtiva do arroz da Argentina em uma rodada de negócios com empresas e o governo peruano para a abertura de uma agenda de exportação.

Simão representa os interesses da orizicultura gaúcha e brasileira a convite dos argentinos, numa primeira ação conjunta em busca da abertura de novos mercados na América Latina. O Peru é um dos países da América do Sul que sobretaxa em até 25% o ingresso de arroz do Mercosul e mantém tratado com os Estados Unidos para importar arroz com alíquota zero de tributos.

A presença do diretor de mercados da Federarroz nesta missão empresarial demonstra a boa vontade dos argentinos numa integração para a busca de novos mercados e, ao mesmo tempo, a organização da cadeia produtiva gaúcha. O convite foi feito no sábado e no domingo à noite o dirigente da Federarroz já iniciava viagem para a defesa dos interesses do setor no Peru. Simão terá, ainda, encontros agendados pela Embaixada brasileira em Lima.

O presidente da Federarroz, Valter José Pötter, explica que esta viagem e os contatos de Simão já representam os primeiros frutos da reunião do Mercosul em Uruguaiana, no sábado. Lamentou apenas a ausência de representantes uruguaios na reunião, pois poderiam somar bastante com suas sugestões e larga experiência no comércio mundial.

“A nossa meta é evitar a entrada de um volume maior de excedentes do Mercosul no mercado brasileiro. Cada grão argentino que for canalizado para outro país é um prejuízo a menos para os arrozeiros brasileiros. Além disso, estamos também pavimentando o caminho para futuras exportações em bloco”, frisa Pötter.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter