Irga registra plantio de 96% da área projetada para o arroz no RS

De acordo com o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, as condições climáticas permitem o bom desenvolvimento das lavouras.

O acompanhamento semanal de plantio de arroz da safra 2004-2005, divulgado nesta sexta-feira 3 pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), registra uma área semeada de 925.887 hectares, que representa 96% do total de 972.363 hectares previstos para o Rio Grande do Sul. Os dados são coletados pelos técnicos dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia.

Com o clima seco registrado nesta semana os orizicultores intensificaram os trabalhos nas lavouras. No mesmo período do ano passado, 94% da área estimada havia sido semeada no Estado. Os técnicos do Irga esperam que, na próxima semana, o plantio esteja concluído, devendo haver um incremento da área inicialmente projetada, principalmente na região da Fronteira-Oeste.

De acordo com o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, as condições climáticas permitem o bom desenvolvimento das lavouras. Ele salienta que o plantio realizado fora da época recomendada pela pesquisa reduz o potencial de produção dos cultivares. “O período ideal se encerra em 20 de novembro. Depois disso, a diminuição de luminosidade e temperatura na fase reprodutiva da planta provoca queda nos índices de produtividade”, explica.

O maior atraso no plantio é registrado nos municípios da Depressão Central. Dos 158.405 hectares previstos, 88,70% estão com sementes no solo. As informações divulgadas no levantamento semanal são apuradas pelos técnicos de 39 Nates localizados em seis regiões orizícolas, que abrangem 133 municípios gaúchos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter