Colheita do arroz em Mato Grosso está atrasada
Clima atrasou o plantio e o forte da colheita do segundo maior estado produtor de arroz do Brasil só deverá começar em fevereiro.
A partir da próxima semana as primeiras sacas de arroz cultivadas em Mato Grosso, principalmente na região de Sinop, começarão a ser colhidas. A previsão é da Associação dos Produtores de Arroz APA) de Mato Grosso. Mas os trabalhos só devem começar para valer, segundo a própria associação, no início de fevereiro.
Diferentemente de anos anteriores, quando nesta época os trabalhos no campo estavam em ritmo acelerado, o retardamento do plantio da safra 2004/05, provocado pela escassez de chuvas, resultou num conseqüente atraso da colheita.
A APA ainda não tem um balanço oficial do que foi plantado e quando deverá ser colhido em Mato Grosso. Em uma avaliação prévia do presidente, Ângelo Carlos Maronezzi, esta safra não deve ser muito diferente da passada, quando foram cultivados 600 mil hectares em todo o estado e colhidas 1,6 milhão de toneladas de arroz. Segundo ele, a APA ainda está colhendo dados referentes à produção de arroz em Mato Grosso na safra 2003/05 e nos próximos dias pretende divulgar os números.


