MT começa a colher a sua safra
Mesmo que ainda timidamente, o Mato Grosso começa a colher sua safra de arroz. A tendênciaé de que o grosso da produção comece a ser colhido a partir do dia 20.
As primeiras lavouras cultivadas de arroz em Mato Grosso começaram a ser colhidas esta semana no norte do estado. Sinop, Sorriso e Vera foram os primeiros municípios a iniciarem a colheita do grão.
De acordo com informações da Associação dos Produtores de Arroz (APA), a colheita este ano está atrasada em função do atraso de 20 dias no plantio. Por isso, o grosso da safra de arroz será colhido mesmo em fevereiro, na maioria das regiões produtoras do estado.
Ao contrário de anos anteriores, quando nesta época os trabalhos no campo estavam em ritmo acelerado, um atraso no plantio da safra 2004/2005 resultará no atraso também da colheita. Segundo o presidente da APA, Ângelo Maronezzi, a escassez de chuvas na hora de cultivar a terra resultou no retardamento do plantio.
A APA ainda não tem um balanço oficial do volume plantado nesta safra em Mato Grosso. A entidade estima que tenham sido plantados entre 600 mil e 650 mil hectares em todo o estado, com expectativa de produção em torno de 1,8 milhão de toneladas. Caso seja confirmada esta previsão, haverá um incremento de 12,5% em relação à safra 2003/04, quando foram colhidas 1,6 milhão de toneladas de arroz em uma área cultivada de 1,6 milhão de hectares.
Só na região do Médio Norte, a área plantada na atual safra passa de 350 mil hectares, respondendo por mais de 50% de toda a área cultivada no estado.
A APA está colhendo informações sobre os números finais da produção de arroz nesta safra e acredita que nos próximos dias o trabalho em Mato Grosso estará concluído.


