Conab começa levantamento de safra neste domingo

Neste domingo (13/2) técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento saem a campo para reunir informações sobre a safra de verão. No arroz, a expectativa dos produtores é de que a previsão do segundo levantamento, de 12,6 milhões de toneladas, caia para menos de 12,4 milhões.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia a partir deste domingo 13 o terceiro levantamento da safra de grãos 2005/2006. Serão pesquisadas culturas agrícolas como algodão, arroz, feijão, milho e soja.

A equipe de especialistas da Companhia estará até o próximo dia 19 verificando questões como efeitos do clima e de custos no plantio e na colheita da nova safra. O resultado da avaliação será divulgado, durante coletiva, no dia 3 de março.

O levantamento vai apurar ainda a interferência da estiagem na produção de milho no Sul do País e o aumento da área plantada em Mato Grosso, sobretudo nas culturas de arroz e soja. É possível que a soja não tenha sido tão afetada quanto o milho, por ser mais resistente, diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando o cultivo dos grãos sofreu maior perda.

A produtividade é outra questão a ser observada, caso haja confirmação. No Rio Grande do Sul a expectativa dos arrozeiros é de que a Conab reduza a estimativa da safra de arroz no Brasil para menos de 12,4 milhões de toneladas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter