Temporais e granizo voltarão a ocorrer no Sul do Brasil

Volta dos temporais ao Sul deve atrapalhar plantio do arroz.

Uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil. A nebulosidade aumenta ao longo do dia, à medida que o sistema avança. À noite a frente fria chega ao norte do Rio Grande do Sul. Uma grande massa de ar quente cobre a maior parte do Brasil. A bolha de ar mais seco, que impede a formação de nuvens de chuva apesar do calor, se desloca para leste e hoje cobre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Também há pouca umidade na região Nordeste e por isso não se formam nuvens carregadas na maior parte das áreas, exceto no Maranhão. No Centro-Oeste e no Norte a umidade que vem da Amazônia favorece as pancadas de chuva, principalmente no período da tarde, quando o aquecimento é maior.

TEMPORAIS

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou alerta aos três estados do Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) informando que chuvas e ventos fortes, raios e granizo podem atingir a região desde esta quinta-feira e o próximo sábado. Segundo a previsão, a possibilidade é maior para a área que vai do oeste ao sul de Santa Catarina e para o oeste, o sudoeste, o sul e o centro do Paraná.

A precipitação pluvial em alguns municípios gaúchos e catarinenses deverá ser superior a 100mm. A média mensal pluviométrica de outubro para o Rio Grande do Sul varia entre 100mm e 200mm para o Rio Grande do Sul. Fica entre 100mm e 250mm para Santa Catarina. Informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) orientam o envio dos alertas aos estados da Região Sul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter