Rio Grande do Sul: definida coordenação de temática dos Arranjos Produtivos do Arroz

Em reunião realizada ontem (12) no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi definida .

Em reunião realizada ontem (12) no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi definida a coordenação da temática Biomassa e Eficiência Energética, dos Arranjos Produtos do Arroz (Ap – Arroz/RS). Ebérson Silveira, da Secretaria de Minas e Energia (SEMC) assume o cargo e, como adjunto, o assessor do Irga Gilberto Amato. Mais de 50 pessoas representantes de várias entidades participaram do evento.

Durante o encontro, Daltro Pinatti, da empresa Pilecco e Cia, apresentou um projeto para processamento dos resíduos do arroz através de uma inovação tecnológica. O mentor da idéia disse que o plano está em desenvolvimento há dez anos na sede da empresa, em Alegrete.

Com recursos do Fundopem, a empresa iniciou o piloto para a coleta e transporte de biomassa, a partir da casca do arroz, com o objetivo de gerar energia. Um trabalho batizado de “eco-eco”, ecologia com economia, segundo Pinatti. A nova tecnologia, desenvolvida primeiramente no Rio Grande do Sul, irá introduzir novos processos industriais, da qual resultarão produtos de alto valor agregado na Metade Sul, que carece de investimentos em processos de industrialização.

Criado pelo Governo do Estado, os Arranjos Produtivos do Arroz (Ap-Arroz/RS) buscam dar sustentabilidade as ações do Programa Arroz RS, iniciadas há três anos pelo Irga, para fomentar o desenvolvimento regional da Metade Sul. O projeto prevê a prospecção de novos mercados para o arroz gaúcho, tanto no plano nacional como internacional.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter