Preço do arroz deve atingir custo em agosto
Estimativa é do presidente da Câmara Setorial do Arroz.
O presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz e da Comissão do Arroz da Farsul, Francisco Schardong, considera que houve avanços positivos na reunião da Câmara realizada na última sexta-feira, em Brasília. Citou o aumento “de 2.500 para 5.000 sacos por pessoa no AGF e a abertura de nova fonte para aquisição de arroz por meio de leilões de opção pública”.
Schardong destacou que “a opção pública tem menos burocracia e conta com a presença do governo como comprador”. Segundo Schardong, estas medidas vão ajudar a segurar o preço e diminuir a insatisfação do mercado com as oscilações registrando picos de queda e de elevação. Para ele, a partir de agora, o mercado ficará estável, chegando ao valor do custo de produção em agosto, na faixa de R$ 26,00.
Francisco Schardong acrescentou que a próxima safra somente começará a ser discutida depois que o pacote agrícola do governo federal sair do papel e quando estiver equacionado o passivo da lavoura. No encontro, foi feita avaliação dos estoques disponíveis em cada estado produtor.