Produção de arroz será retomada em AL
Intenção é produzir em Igreija Nova (AL) variedades de arroz capazes de competir com o produto gaúcho.
Produtores de arroz do baixo São Francisco começam a vislumbrar a retomada da produção do grão em Alagoas. A região está sendo reestruturada para tornar-se pólo produtor de sementes selecionadas de variedades que podem competir em condições de igualdade com o grão importado do Rio Grande do Sul, principal fornecedor do item da cesta básica consumido no Nordeste.
O foco dessa retomada está na cidade de Igreja Nova, distante 158 km de Maceió, onde a Unidade Beneficiamento de Arroz (UBA) privatizada recentemente está sendo recuperada.
Embrapa revitalizará o cultivo de arroz
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou aos rizicultores e parceiros (Codevasf, agentes financiadores, governos estadual e municipal) o plano para coordenar o projeto de revitalização do cultivo de arroz no baixo São Francisco.
A explanação aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Igreja Nova no dia 8 deste mês. O pesquisador da Embrapa, Luiz Carlos Galindo Barros, explicou cada passo necessário para o sucesso da iniciativa que dependerá do esforço coletivo e cumprimento dos acordos feitos.