Plantio de arroz inicia no Rio Grande do Sul e preço tem pequena recuperação
Com a notícia de um novo fenômeno El Niño, que deve trazer chuvas para o Estado entre setembro e dezembro, a previsão do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é a manutenção ou pequena queda na área plantada em relação à safra 2005/06.
O início do plantio de arroz já movimenta as principais regiões do Rio Grande do Sul. Com a notícia de um novo fenômeno El Niño, que deve trazer chuvas para o Estado entre setembro e dezembro, a previsão do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é a manutenção ou pequena queda na área plantada em relação à safra 2005/06. Esta semana o preço do cereal teve leve alta após três meses estável.
Segundo as informações dos Núcleos de Assistência Técnica do Irga (Nates), a área plantada ainda não atinge 1%. Na Fronteira Oeste o plantio chega a 3%, principalmente do sistema de cultivo mínimo com preparo do solo no verão.
– Em Uruguaiana, cerca de 80% da área está pronta para receber a semente – diz o agrônomo do Irga Gustavo Hernandes.
Os produtores que optaram pelo sistema pré-germinado, onde as sementes são lançadas em quadras niveladas e totalmente inundadas, já iniciaram com mais intensidade o plantio. De acordo com o Censo da Lavoura de Arroz Irrigado, este sistema representou 11,1% do total plantado na safra 2004/05.
O plantio nas seis regiões arrozeiras do Estado deve se intensificar a partir do final deste mês.
– O Irga recomenda aos produtores a semeadura entre setembro e o início de novembro, época ideal para atingirem uma boa produtividade – explica o pesquisador e coordenador do Projeto 10, Valmir Menezes.
Nesta semana o preço do arroz teve uma pequena recuperação. A saca de 50kg, com 58% de grãos inteiros, foi comercializada a R$ 20,78, em média. Este valor é 2,26% superior ao registrado na semana anterior. As informações são da Assessoria de Comunicação do Irga.