Polícia Federal faz a maior apreensão do ano de agrotóxicos contrabandeados no Paraná
Pelos registros das embalagens os policiais puderam identificar que os agrotóxicos foram produzidos na China e importados por uma empresa de Ciudad Del Leste, no Paraguai.
A Policia Rodoviária Federal apreendeu na madrugada desta quinta-feira, em Paranaíba (PR), duas toneladas de fungicidas e inseticidas originárias do Paraguai. A mercadoria estava embalada em quase nove mil pacotes escondidos na caixa de ferramentas de um caminhão tanque. O motorista, Odair Francisco da Silva Paes, de 29 anos de idade, foi preso e disse à polícia que iria levar a carga até Chapadão do Sul. O comando da PRF afirmou que esta foi a maior apreensão de fungicidas e inseticidas nesse ano.
O veículo era o Mercedes Bens de placas HQR-5638 da cidade de Alto Paraíso (PR), e foi abordado na BR-158. Segundo os policiais rodoviários o motorista mostrou-se muito nervoso e se contradizia quanto à origem e o destino da viagem. Em uma busca efetuada no caminhão os policiais encontraram o agrotóxico escondido na caixa de ferramentas.
Paes disse aos policiais que pegou o veneno em Presidente Prudente (SP) e levaria a Chapadão do Sul (MS) cobrando R$1,5 mil pelo frete. Foram apreendidos cinco tipos de agrotóxicos.
Os fungicidas Quazar 80 WP e Azoxy-Bem 80%, o primeiro, apropriado para o uso no cultivo de trigo, soja e arroz, e o segundo para as culturas de feijão e tomate. Foram apreendidos, também, os inseticidas Accíon Plus, Imiseed 70 WS e Maestro.
Pelos registros das embalagens os policiais puderam identificar que os agrotóxicos foram produzidos na China e importados por uma empresa de Ciudad Del Leste, no Paraguai. A polícia agora investiga a possibilidade de haver um centro de distribuição do contrabando em Presidente Prudente, cidade indicada pelo condutor como origem da carga.