Carta-manifesto denuncia dificuldades de produtores em obter créditos no MT
Segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Antônio Galvan, a carta é um alerta para os problemas sociais que o município de Sinop (MT) está sofrendo, entre eles o desemprego, e que pode se intensificar.
As dificuldades encontradas por produtores de Sinop em adquirir créditos para o plantio de soja na safra 2006/07, e os reflexos na economia da região, foram apresentados em uma carta-manifesto elaborada pelo setor contra o Banco do Brasil. Segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Antônio Galvan, a carta é um alerta para os problemas sociais que o município está sofrendo, entre eles o desemprego, e que pode se intensificar.
Estamos, ao mesmo tempo, fazendo uma denúncia e um alerta sobre a parte social. Esperamos que haja um entendimento e que o banco perceba a necessidade dos produtores em obter crédito para iniciar o plantio – enfatizou.
Galvan explica que cerca de 70% dos produtores ainda não conseguiram viablizar créditos para iniciar o plantio, o que pode acarretar em uma redução de até 50% na área plantada nesta safra.
– A tendência é que haja uma migração para o plantio do arroz, mas se continuar desse jeito não devem conseguir crédito – destacou.
Segundo ele, uma cópia da carta foi entregue a superintendência do Banco do Brasil, outra para o governador Blairo Maggi e outras para entidades da classe.