Chuva beneficia lavouras na Zona Sul do Estado
As chuvas que caíram no final de semana foram comemoradas por produtores de toda a região, pois ajudaram principalmente no desenvolvimento das culturas de verão já implantadas.
A Zona Sul conseguiu plantar cerca de 90% da área prevista com arroz dentro da época ideal recomendada pelo Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), ou seja, o dia 5 de novembro. As chuvas que caíram no final de semana foram comemoradas por produtores de toda a região, pois ajudaram principalmente no desenvolvimento das culturas de verão já implantadas.
Na cultura do arroz, a chuva registrada na região, que variou entre 25 milímetros em Santa Vitória do Palmar a 110 milímetros em Pelotas, resultou no alagamento de várias lavouras o que ajudou aqueles produtores que já estavam com as lavouras plantadas e com a aplicação de herbicida e uréia, informa a engenheira agrônoma da gerência regional, Vera Borges.
– Aqueles que não conseguiram plantar, devem ter o plantio retardado por mais uma semana, o que deve reduzir a sua produtividade e acarretar aumento dos custos de mão-de-obra e na drenagem das lavouras.
Aos produtores que ainda não colocaram a uréia, a agrônoma recomenda a drenagem para a aplicação em solo seco e com posterior entrada de água. Com isso, o aproveitamento do adubo deve ser acrescido em 30%, diz.
Outras culturas
Em Pelotas, o volume de chuvas que caiu no interior do município foi superior ao registrado na cidade. Choveu de 80 a 100 milímetros, no final de semana, o que foi comemorado pelos produtores, segundo o técnico da Emater, Geraldo Torchelsen. “Antes da chuva, os agricultores não podiam lavrar suas terras para a implantação de culturas como o milho e o feijão.” Segundo o técnico, a chuva veio em boa hora também para o pêssego, o que deve refletir no tamanho do fruto, que se encontra em plena colheita.
Rio Grande
O secretário de Agricultura de Rio Grande, Adinelson Troca, informa que choveu 105 milímetros nas localidades próximas à Vila da Quinta. Segundo ele, os campos e hortifrutigranjeiros estavam precisando de umidade.
– Esta chuva reforçou as aguadas e beneficiou os campos mais altos, especialmente as pastagens. Os agricultores esperam que chova ainda mais uma vez ainda neste mês. Troca considera que os recursos hídricos do município estão em nível aceitável, mas em situação que exige cuidados.
Em épocas mais quentes, se chover de 15 em 15 dias, com pequenas precipitações, as colheitas de verão serão beneficiadas. Em Turuçu, a chuva foi de 110 milímetros e veio em excelente momento para a irrigação das culturas de verão. Arroio do Padre registrou prejuízo em lavouras desabrigadas, que tiveram danos em aproximadamente 10% da produção.